Professora : T. N. Macambira – Total de escores: 50
O poema a seguir refere-se às questões 1 a 5.
Sintonia para pressa e presságio
Escrevi no espaço.
Hoje, grafo no tempo.
Na pele, na palma, na pétala,
Luz do momento.
Sôo na dúvida que separa
O silêncio de quem grita
do escândalo que cala
no tempo, distância, praça,
que a pausa, asa, leva
para ir do percalço ao espasmo.
Eis a voz, eis o deus, eis a fala,
eis que a luz se acendeu na casa,
e não cabe mais na sala.
Paulo Leminski
01. Separe as sílabas das seguintes palavras: (5 escores)
a) luz
b) pausa
c) escrevia
d) mais
e) distância
02. Indique o número de letras e de fonemas das seguintes palavras: (5 escores)
a) dúvida
b) que
c) hoje
d) pressa
e) acendeu
03. Considere as palavras praça e pressa. Que fonemas diferenciam o significado dessas duas palavras? (2 escores)
04. Nas palavras luz, acendeu e que, o /u/ tem o mesmo papel fonológico? (isto é, apresenta a mesma função na fonética, a saber, é sempre vogal ou sempre semivogal?) Explique. (3 escores)
05. Considere essas palavras do texto: pausa, casa, sala, asa.
Em qual delas a letra s está representando um fonema diferente do que representa nas outras três? Explique. (03 escores)
06. Haicai é um tipo de poema de origem japonesa constituído de três versos. Leia o haicai abaixo, do poeta paulistano Guilherme de Almeida: (5 escores)
Cigarra
Diamante. Vidraça.
Arisca, áspera asa risca
O ar. E brilha. E passa.
Nesse texto, o poeta realiza um jogo de fonemas, criando um efeito sonoro para se referir a um acontecimento que dura apenas alguns instantes.
a) a que fato o texto se refere?
b) Identifique os fonemas que mais contribuem para a criação do efeito sonoro:
c) Que relação é possível estabelecer entre o efeito sonoro que se percebe no poema e o fato a que ele se refere?
07. Reescreva as frases empregando por que, porque, porquê, por quê: (13 escores)
a) “# nascemos para amar, se vamos morrer?/ # morrer, se amamos?” Carlos Drummond de Andrade
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
b) “Estava inquieto. Não saberia bem dizer #.” Érico Veríssimo
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
c) “Eu te amo # não amo bastante a mim/ # amor não se troca, não se conjuga nem se ama.” Carlos Drummond de Andrade
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
d) Quem saberia explicar # a palavra malmequer é escrita com l ?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
e) A professora era impaciente: irritava-se com os # dos alunos.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
f) “Mas a minha tristeza é sossego # é natural e justa.” Fernando Pessoa
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
g) A polícia ainda não sabe o motivo # o rapaz caiu do prédio.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
h) Você se envolveu em toda essa polêmica #?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
i) # o carro não pega? Não será # ficou muitos dias parados?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
08. UFPR Leia o texto abaixo:
“A referência a Xuxa, além de providencial, é pertinente. Ela é pioneira nesse fenômeno, tão característico do Brasil de hoje, que é a erotização das crianças. Faz anos que, consciente ou inconscientemente, lhes dá aulas de sedução. Outras a seguiram na TV, entre louras que a imitam e reboladoras profissionais, mas Xuxa detém a palma do pioneirismo. Merece ser onsiderada um símbolo da permissividade da televisão brasileira.”
Veja, 18/08/1999.
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) na(s) alternativa(s) em que todas as expressões sãoapropriadas para substituir as expressões em negrito, sem prejuízo para o sentido do texto. (06 escores)
( ) menção – apropriada – interrompe – da licenciosidade.
( ) convocação – irritante – conserva – da abertura.
( ) observação – relevante – possui – da liberalidade.
( ) menção – apropriada – conserva – da falta de limites.
( ) saudação – obrigatória – interrompe – do vale-tudo.
( ) alusão – relevante – ostenta – da liberalidade.
09. UFMT Leia o texto de Lourenço Diaféria e julgue os itens a seguir. Use V, para os itens verdadeiros, e F, para os falsos. (03 escores)
“O grafiteiro pixou no muro caiado: ‘Herrar é umano.’
Considere as seguintes atitudes:
1. Você corrige um erro.
2. Você corrige dois erros.
3. Você não corrige nada e elogia a criatividade do grafiteiro.
4. Você fica louco da vida, xinga o cara de ignorante e manda repintar o muro.”
Lourenço Diaféria.
( ) A letra h não representa, na Língua Portuguesa, nenhuma fonema, mas é usada em palavras que a trazem da etimologia, como humano.
( ) As letras x e ch podem representar o mesmo fonema, o que ocasiona certa dificuldade na escrita de palavras como pichar e xícara.
( ) Poderia ser acrescentada à “questão de múltipla escolha” mais uma alternativa: Você corrige três erros.
10. Complete as lacunas das seguintes palavras abaixo, escolhendo uma das letras abaixo: (05 escores)
a) S ou Z : marque__a, aspere___a , bra___ão, la__anha, ga____ela
b) G ou J: cafa__este, rabu__ento, a___iota, ___iló, berin____ela, con___estão
c) X ou CH: en___oval, ca___ecol, ___u___u, pi__ote, madei__a, fle___a
d) ESA ou EZA: princ__________, nobr________, burgu_________, noruegu_______, campon______
e) S ou SC ou Ç ou SS: ob_____essão, exce________ão, ace________ório, a_______ender, ob____ecado
2 comentários:
RESPOSTas?
e o gabarito ?
Enviar um comentário