segunda-feira, 2 de junho de 2008

Potuguês - 2°EM - 1ª etapa

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa

2° do Ensino Médio – 1ª etapa – 2008

Profª: Tetê Macambira

1. UFSE

“Antes de calculares os lucros da seara”

A função sintática do termo grifado no verso acima se repete no termo também grifado em:

a) sempre brotando da árvore.

b) o pastor tocando a sua gaita.

c) que vais dar a tua noiva.

d) à procura dos ninhos escondidos.

e) ou secando nas pedras.

2. Unifor-CE

“Dinheiro é a coisa mais importante do mundo.”

Os termos grifados, tanto na frase acima quanto nas alternativas, exercem a mesma função sintática, EXCETO em:

a) A vida deveria ser boa para toda gente.

b) Esse apetite social é raríssimo.

c) Um amigo meu estava ofendido.

d) Homens ricos têm enormes apetites sociais.

e) Toda mulher não é um romance.

3. Cefet-RJ

“É com imenso prazer que entrego em suas mãos os Parâmetros (1) Curriculares Nacionais de quinta a oitava séries. Um trabalho que foi cuidadosamente elaborado e discutido com educadores de todo o país para atualizar e dar um novo impulso (2) à educação fundamental. Cumprimos, com este ato, a obrigação (3) de oferecer aos professores (4) brasileiros as informações (5) necessárias para a organização do processo de ensino-aprendizagem e uma ajuda concreta para sua prática cotidiana.”

MEC.

Não é núcleo de objeto direto:

a) “Parâmetros” (1).

b) “impulso” (2).

c) “obrigação” (3).

d) “professores” (4).

e) “informações” (5).

4. U. F. Uberlândia-MG Assinale a alternativa em que a palavra em destaque está determinando, está qualificando o sujeito.

a) “Sem olhar para o Félix, sentia-o subjugado.” (M. de Assis)

b) “... e foi esse livro que me meteu em brios. Achei-o seguramente medíocre...” (M. de Assis)

c) “Pretas e moleques espiavam-me, curiosos, e creio que sem espanto...” (M. de Assis)

d) “Aqui teve ele um gesto quase imperceptível de orgulho molestado; achou naturalmente esquisita a curiosidade de um estranho.” (M. de Assis)

5. U. Santa Úrsula-RJ Observe o seguinte trecho do poema “Homem comum”, de Ferreira Gullar:

“Ando a pé, de ônibus, de táxi, de avião

e a vida sopra dentro de mim

pânica

feito a chama de um maçarico.”

No trecho lido, o termo “pânica” tem o seguinte valor sintático e semântico:

a) predicativo do sujeito — sentido de assustada.

b) predicativo do sujeito — sentido de estática.

c) adjunto adnominal — sentido de amedrontada.

d) adjunto adverbial de modo — sentido de apavorada.

e) predicativo do sujeito — sentido de esquecida.

6. U. F. Juiz de Fora-MG Indique o item em que ocorre o mesmo tipo sintático de complementação nominal que em “estudioso das relações de trabalho”:

a) apaixonada pela música popular brasileira.

b) sinais de mudanças.

c) teorias de administração.

d) fórmulas de organização.

Texto para as questões 07, 08, 09 e 10..

Dom Casmurro

Machado de Assis

CAPÍTULO PRIMEIRO / DO TÍTULO

Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.

— Continue, disse eu acordando.

— Já acabei, murmurou ele.

— São muito bonitos.

Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: "Dom Casmurro, domingo vou jantar com você."—"Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renania; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo."—"Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça."

Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração - se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.

7. Releia o seguinte trecho:

encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro”

Assinale a única análise sintática incorreta do trecho acima transcrito nos seguintes itens:

a) sujeito desinencial - eu

b) verbo transitivo direto - “encontrei”

c) objeto direto – um rapaz

d) núcleo do objeto direto – rapaz

e) objeto indireto – do bairro

8. Releia a seguinte frase:

“.—"Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça." “

O termo destacado tem, como função sintática:

a) artigo definido masculino singular

b) pronome oblíquo

c) objeto direto

d) complemento nominal

e) adjunto adnominal

9. Releia o seguinte trecho:

“Vi-lhe / fazer um gesto / para tirá-los outra vez do bolso”

Considere as três orações, separadas pela barra (/), como independentes. Os termos sublinhados são, respectivamente:

a) objeto direto – objeto direto

b) objeto direto – objeto indireto

c) objeto indireto – objeto indireto

d) objeto direto preposicionado – objeto direto

e) complemento nominal – objeto direto

10. . Releia a seguinte frase:

“.—"Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça." “

Os termos destacados têm, como função sintática, o mesmo papel que é o de:

a) objeto indireto

b) complemento nominal

c) objeto direto

d) agente da passiva

e) predicativo do sujeito

GABARITO

01. B

02. D

03. B

04. C

05. B

06. A

07. E

08. C

09. D

10. A

Sem comentários: