segunda-feira, 2 de junho de 2008

Português - AP - 8°EF - 2ª etapa - 2008

Avaliação Parcial de Português

8º do ensino fundamental – 2ª etapa – 07 de maio de 2008

Profª.:Tetê Macambira – Total de escores: 50

Parte ! – Sobre o paradidático “Só Entre Nós”

01. O subtítulo é “Abelardo e Heloísa”. Por quê? (2 escores)

02. Conte, resumida e eficientemente em um mínimo de 05 linhas, a história do verdadeiro casal Abélard e Heloíse, que viveram durante o renascimento na França. (05 escores)

03. Sobre o novo amigo virtual de pseudônimo (= nick ) Abelardo, responda: (05 escores)

a) Qual o verdadeiro nome completo dele?

b) Ele mora com o pai e a mãe? Por quê?

c) Descreva-o física e moralmente:

04. Como Heloísa se apresentou no portal da Internet e o que chamou a atenção do “Abelardo”? ( 2 escores)

05. Os dois têm muitos amigos na escola? Por quê? (03 escores)

PARTE II – GRAMÁTICA

06. Marque D para denotação e C para conotação: (06 escores)

A ( ) Os cabelos de Heloísa são castanhos

B ( ) Os cabelos do vento arrepiaram as folhas das palmeiras

C ( ) A mãe de Abelardo possuía pavor a tomar remédio

D ( ) O remédio para quem fala demais é passar um zíper na boca

E ( ) Os lábios dela estavam pintados com batom cor-de-rosa

F ( ) A noite abriu seus lábios sobre a terra.

07. Indique se é comparação ou metáfora as frases sublinhadas abaixo: (06 escores)

a) Heloísa possui um rosto de anjo. _________________________

b) Abelardo tem medo da própria mãe como um vampiro tem medo do sol. _________________________

c) Tal qual um animalzinho escorraçado, Abelardo se sentia mal com o tratamento que Cláudia lhe dera. _________________________

d) Ele teve um sonho que sumiu feito um cristal delicado. _________________________

e) Heloísa e Abelardo se conheceram aos poucos, de uma forma bem rio tranqüilo. _________________________

f) Esse jeito palhaço do Abelardo é que acabou conquistando mesmo a Heloísa. _________________________

Texto para a questão 08.

II

Está alta no céu a lua e é primavera.

Penso em ti e dentro de mim estou completo.

Corre pelos vagos campos até mim uma brisa ligeira.

Penso em ti, murmuro o teu nome; não sou eu: sou feliz.

Amanhã virás, andarás comigo a colher flores pelos campos,

E eu andarei contigo pelos campos a ver-te colher flores.

Eu já te vejo amanhã a colher flores comigo pelos campos,

Mas quando vieres amanhã e andares comigo realmente a colher flores,

Isso será uma alegria e uma novidade para mim.

(O Pastor Amoroso, de Fernando Pessoa)

08. Qual é o verso que se encontra em sentido conotativo? (1 escore)

09. Conjugue o verbo Pensar no imperativo afirmativo e no imperativo negativo. (10 escores)

Sem comentários: