Avaliação Global de Artes
7º do Ensino Fundamental – 1ª etapa – Total de Escores: 20
Professora: Tetê Macambira
Assunto: Poesia – elementos poéticos e o paradidático “Fruta no Ponto”
Texto 1:
Banho-Maria
Amor não deve ser mantido
em banho-maria
pois seus poderes
de luz e encantamento
se esvaem neste lento
cozinhar
amor pede fogo alto
grossas chamas
sol intenso
e muita pimenta
amor pede tempero forte
pede tudo em exagero
mel de se lambuzar
Texto 2:
Quinze Anos
Tudo o que eu queria
era para sempre
esse eterno deslumbramento
de pássaro aprendendo o vôo
de rio aprendendo a montanha
Tudo o que eu queria
era para sempre
esse fôlego esse brilho
esse abraçar o mundo
como se o mundo fosse um filho
e coubesse entre os braços
Texto 3:
Fruta no Ponto
Às vezes dá vontade
de agarrar a vida
com uma duas
dez mãos
e levar à boca
e trincar nos dentes
como uma fruta
no ponto
As questões 1, 2 e 3 se referem ao texto 1, “Banho-maria”
01. Sabendo que banho-maria é uma técnica de se esquentar, culinariamente, um alimento de forma suave e delicada (coloca-se o alimento dentro de uma panela e esta panela dentro de outra panela com água que, ao ferver, aquecerá o alimento), releia o texto 1 e assinale a única correta: (01 escore)
a) Amor não pode ser tratado com tranqüilidade
b) O amor não pode ser fervido indiretamente, ele precisa de fogo direto, isto é, precisa de animação sempre para sobreviver
c) Para que a magia, o encantamento do amor não se perca, a lentidão pode ser prejudicial.
d) Nenhuma das alternativas anteriores
02. Sobre a rima existente no poema, assinale V para a sentença que for verdadeira e F para a que for falsa: (04 escores)
A ( ) O único par de rimas são os vocábulos encantamento e lento
B ( ) Quanto à colocação, podemos classificar a rima “encantamento / lento” como alternada
C ( ) Quanto ao valor, podemos classificar a rima “encantamento / lento” como pobre
D ( ) Esta rima se repete na mesma poesia
03. Quanto ao número de versos e de estrofes, assinale a única opção correta: (01 escore)
a) 12 versos – 2 estrofes
b) 13 versos – 2 estrofes
c) 12 versos – 1 estrofe
d) 13 versos – 1 estrofe
As questões 04, 05 e 06 se referem ao texto 2, “Quinze Anos”.
04. O texto fala sobre: (01 escore)
a) uma moça de quinze anos grávida
b) gravidez na adolescência
c) sobre a força e o brilho da juventude
d) sobre a inveja que a poetisa possui dos jovens
05. Sobre a rima existente no poema, marque V para as sentenças que forem verdadeiras e F para as que forem falsas: (04 escores)
A ( ) O único par de rima é “brilho/ filho”
B ( ) Quanto à colocação, podemos classificar o par de rimas “brilho / filho” como alternada
C ( ) Quanto ao valor, podemos classificar o par de rimas “brilho/ filho” como pobre
D ( ) Trata-se de um par de rimas que aparece uma única vez em todo o poema, sem ser repetido
06. Quanto ao número de versos e de estrofes, assinale a única opção correta: (01 escore)
a) 10 versos – 1 estrofe
b) 11 versos – 1 estrofe
c) 10 versos – 2 estrofes
d) 11 versos – 2 estrofes
As questões 07, 08 e 09 se referem ao Texto 3, “Fruta no Ponto”:
07. O texto fala sobre: (01 escore)
a) a fome
b) o desejo de se comer frutas no ponto
c) a vontade de se viver
d) nenhuma das alternativas anteriores
08. Sobre a rima existente no poema, marque V para as sentenças que forem verdadeiras e F para as que forem falsas: (04 escores)
A ( ) O único par de rima é “vontade/ dentes”
B ( ) Quanto à colocação, podemos classificar o par de rimas “vontade / dentes” como alternada
C ( ) Quanto ao valor, podemos classificar o par de rimas “vontade / dentes” como pobre
D ( ) Trata-se de um par de rimas que aparece mais de uma vez em todo o poema, se repetindo
09. Quanto ao número de versos e de estrofes, assinale a única opção correta: (01 escore)
a) 07 versos - 2 estrofes
b) 08 versos – 2 estrofes
c) 07 versos – 1 estrofe
d) 08 versos – 1 estrofe
10. Complete os dados sobre o livro lido neste semestre, “Fruta no Ponto”: (02 escores):
a) Autora: _______________________________________________
b) Ilustradora: ____________________________________________
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