quarta-feira, 15 de abril de 2009

2simLIT.09



2º Simulado de Literatura
3º em M \ T
Profª Tetê Macambira


01.

“Manifesto da poesia Pau-Brasil
(fragmento)
Lançado por Oswald de Andrade, no Correio da Manhã, em 18 de março de 1924.
Houve um fenômeno de democratização estética nas cinco partes sábias do mundo. Instituíra-se o naturalismo. Copiar. Quadro de carneiros que não fosse lã mesmo não prestava. A interpretação do dicionário oral das Escolas de Belas-Artes queria dizer reproduzir igualzinho... Veio a pirogravura. As meninas de todos os lares ficaram artistas. Apareceu a máquina fotográfica. E com todas as prerrogativas do cabelo grande, da caspa e da misteriosa genialidade de olho virado – o artista fotógrafo.
Na música, o piano invadiu as saletas nuas, de folhinha na parede. Todas as meninas ficaram pianistas. Surgiu o piano de manivela, o piano de patas. A Playela. E a ironia eslava compôs para a Playela. Stravinski.
A estatuária andou atrás. As procissões saíram novinhas das fábricas.
Só não se inventou uma máquina de fazer versos – já havia o poeta parnasiano.
(...)
Nossa época anuncia a volta ao sentido puro.
Um quadro são linhas e cores. A estatuária são volumes sob a luz.
A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas, um sujeito magro compondo uma valsa para flauta e a Maricota lendo o jornal. No jornal anda todo o presente.”

apud TELES, Gilberto M. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1977.


Duas características da poesia modernista que aparecem sugeridas no último parágrafo do Manifesto da Poesia Pau-Brasil são:

a) incorporação da temática cotidiana – enfoque no presente.
b) valorização dos encontros familiares – enaltecimento da natureza.
c) aproveitamento do elemento musical – retrato de cenas familiares.
d) citação jornalística da realidade – reprodução do noticiário histórico.

2.U. F. Uberlândia-MG Muitos autores brasileiros do Modernismo foram influenciadospelas vanguardas artísticas européias, as hoje chamadas vanguardas históricas. Leia o texto abaixo e indique a que vanguarda ele se filia.

“O pastor pianista
Soltaram os pianos na planície deserta
Onde as sombras dos pássaros vêm beber.
Eu sou o pastor pianista,
Vejo ao longe com alegria meus pianos
Recortarem os vultos monumentais
Contra a lua.
Acompanhado pelas rosas migradoras
Apascento os pianos que gritam
E transmitem o antigo clamor do homem.”

Murilo Mendes.

a) Surrealismo.
b) Futurismo.
c) Cubismo.
d) Dadaísmo.

3. PUC-RS A produção poética da transição do século XIX para o XX evidencia duas tendências principais: uma que rejeita formalmente o Romantismo, outra que busca a genuína expressão poética. Registra-se, ainda, na época, o caso isolado do poeta _________, cuja reduzida produção caracteriza-se pela linguagem __________ e, ao mesmo tempo, ___________.

a) Alphonsus de Guimaraens / subjetiva / plástica
b) Augusto dos Anjos / cientificista / corrosiva
c) Eduardo Guimaraens / erudita / sugestiva
d) Augusto dos Anjos / impressionista / sonora
e) Alphonsus de Guimaraens / cientificista / grotesca

4. PUC-RS Associar a “Consciência Humana” à imagem de um “morcego”, assim como
fazer poesia sobre o “verme”, ou afirmar que o homem, por viver “entre as feras”, também sente necessidade “de ser fera” são algumas das imagens poéticas de ________. Apesar das críticas contundentes de que foi alvo, o poeta, muito distante da obsessão _________ pela forma, ou da sugestão das imagens __________, já revelava, a seu tempo, elementos de modernidade.

a) Cruz e Sousa / simbolista / parnasianas
b) Augusto dos Anjos / parnasiana / simbolistas
c) Alphonsus Guimaraens / parnasiana / realistas
d) Cruz e Sousa / romântica / parnasianas
e) Augusto dos Anjos / simbolista / parnasianas

5. PUC-RS INSTRUÇÃO: Para responder à questão, enumerar a segunda coluna de acordo
com a primeira, relacionando as idéias, expressões, autores e obras ao que convencionou denominar de Pré-Modernismo e Geração de 22.

1. Pré-Modernismo
2. Geração de 22

( ) Oswaldo de Andrade
( ) Lima Barreto
( ) Mario de Andrade
( ) Os Sertões
( ) fragmentação da narrativa
( ) ruptura com a tradição
( ) ecletismo
( ) irreverência

A seqüencia correta, de cima para baixo, é a da alternativa:

a) 2 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 1 – 2.
b) 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.
c) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2 – 2.
d) 1 – 1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.
e) 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1.

6. FEI-SP Manuel Bandeira é um importante poeta:

a) realista.
b) barroco.
c) romântico.
d) modernista.
e) árcade.

GABARITO: 01.A / 02. A / 03. D / 04. B / 05. B / 06. D

1 comentário:

Julia. P disse...

Sua questão 3 está com o gabarito errado. Augusto dos Anjos não era impressionista, muito menos tinha em sua poesia a sonoridade. Gabarito: Augusto dos Anjos - cientificista - corrosiva.