quarta-feira, 15 de abril de 2009

1abLIT1emT.09




Avaliação de Literatura
1ª etapa – Profª Macambira – 1º do Ensino Médio

01. (FUVEST) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:

(A) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
(B) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
(C) É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
(D) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
(E) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo

02. Observe a afirmação abaixo:

A Provença, região sul da França, chamada Langue d´Oc ou Languedoc, foi o berço das primeiras manifestações de uma lírica sentimental, a cantiga de amigo,de caráter cortês, refinada, que fazia da mulher o santuário de sua inspiração poética e musical.

> Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique-a.



03. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:

a) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar
b) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
c) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida
d) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
e) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambiguidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.

04. (FUVEST-SP) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:

a) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas
c) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação
d) É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal
e) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas

05. Sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:

a) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca
b) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição
c) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento
d) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV
e) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis

06. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:

a) Compôs peças de caráter sacro e satírico
b) Representa o melhor do teatro clássico português
c) Só escreveu peças e português
d) Escreveu a novela Amadis de Gaula
e) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal

07. Complete:

O Cancioneiro Geral contém: ....................................................................................................................................................................................................................

08 Leia com atenção o fragmento do Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente:

Parvo - Hou, homens dos breviários,
Rapinastis coelhorum
Et pernis perdigotorum
E mijais nos campanários.

> Levando em consideração as características do teatro vicentino, o que não é correto afirmar sobre o texto?



09. Cite duas características do teatro de Gil Vicente:



10. Comente sobre a poesia palaciana.


GABARITO

01. D / 02. Verdadeira. Pessoal. / 03. E / 04. B / 05. E / 06. A / 07. cantigas trovadorescas. / 08. Pesoal. Sugestão: Escrito em linguagem próxima à atual./ 09. Pessoal. Sugestão: Alegorias, fusão do religiosos com o mundano, crítico. / 10. Feita para ser lida, não mais acompanhada de música.

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