quarta-feira, 15 de abril de 2009

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Avaliação de Literatura

1ª etapa – Profª Macambira – 9º do ensino fundamental – Manhã

A questão 1 reporta-se ao romance Lucíola, de José Alencar.

“Apenas o médico saiu, ela olhou-me tristemente:
- Era o primeiro! Mas o tato das entranhas maternas, sejam elas virgens ainda, não engana. Nosso filho, Paulo, o teu, porque ele era mais teu do que meu, já não existe.
À noite declarou-se a febre; uma febre intensa que a fez delirar. Foi então que conheci quanto eu vivia no seu pensamento: ela não disse no delírio uma só palavra que não se referisse a mim e alguma circunstância de nossa vida mútua, desde o primeiro dia em que nos encontramos.
Pela manhã, depois de um sono curto e agitado, achei-a mais tranquila:
— Tu me prometes, Paulo, casar com Ana!
— Não tratemos disso agora, minha amiga! Quando ficares boa, tudo o que tu quiseres eu farei para a tua felicidade.
— Mas essa promessa me daria tanto alívio agora!
— Escuta, Maria, esse casamento nos tornaria infelizes a ti, à tua irmã, e a mim, que não poderia amá-la, mesmo por causa dessa semelhança! Tu viverias sempre entre mim e ela!
— Pois bem, promete-me que se ela não for tua mulher, lhe servirás de pai.
— Juro-te!
Beijou-me as mãos:
— Ela vai ter tanta necessidade de um pai!
Os acessos da febre repetiram-se durante três dias, e sempre mais graves. Uma tarde em que o médico apresentou a Lúcia um remédio:
— Para que é isso? perguntou ela com brandura.
— Para aliviá-la do seu incômodo. Logo que lançar o aborto, ficará inteiramente boa.
— Lançar!... Expelir meu filho de mim?
E o copo que Lúcia sustentava na mão trêmula, impelido com violência, voou pelo aposento e espedaçou-se de encontro à parede.
— Iremos juntos!... murmurou descaindo inerte sobre as almofadas do leito. Sua mãe lhe servirá de túmulo.
De joelhos à cabeceira eu suplicava-lhe que bebesse o remédio que a devia salvar.
— Queres acompanhar teu filho, Maria, e abandonar-me só neste mundo. Vive por mim!
— Se eu pudesse viver, haveria forças que me separassem de ti? Haveria sacrifício que eu não fizesse para comprar mais alguns dias da minha felicidade? Mas Deus não quis. Sinto que a vida me foge!
A instâncias minhas bebeu finalmente o remédio, que nenhum efeito produziu. A febre lavrava com intensidade: eu já não tinha esperanças.
— O remédio de que eu preciso é o da religião. Quero confessar-me, Paulo.
Lúcia tomou os sacramentos com uma resignação angélica; e abraçando a irmã, disse-lhe:
— Perdes uma irmã, Ana; fica-te um pai. Ama-o por ele, por ti e por mim.
O dia se passou na cruel agonia que só compreendem aqueles que, ajoelhados à borda de um leito, viram finar-se gradualmente uma vida querida.”

1. UEGO Assinale V, para as afirmações verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Em “– Pois bem, promete-me que se ela não for tua mulher, lhe servirás de pai.”
Neste período, evidencia-se um desrespeito às convenções gramaticais quanto ao
uso do pronome oblíquo “lhe”, exemplificando assim um caso de próclise, que
também ilustra a oralidade ou a espontaneidade da fala.
( ) É artifício da produção de textos o uso das reticências. Nesse texto em foco, elas
foram usadas por duas vezes indicando então que o narrador imprime ao enredo a
hesitação, a surpresa e estupefação da personagem ante a situação nova com que se defronta.
( ) O texto apresentado enquadra-se como narrativo-descritivo.
( ) Nos trechos: “– Queres acompanhar teu filho, Maria, e abandonar-me só neste
mundo. Vive por mim!” e em: “O dia se passou, na cruel agonia que só compreendem aqueles...”, a palavra “só” tem equivalente função morfológica (= classe de palavra) em ambas as situações.

2. Este fragmento literário acima foi retirado de um romance. O que é um romance?




3. Defina os protagonistas.





4. Defina o narrador e o espaço:



5. Leia esta crítica ao livro:

Lucíola é um romance urbano, em que Alencar transforma a cortesã em heroína, esta purifica sua alma com o amor de Paulo. Ela não se permite amar, por seu corpo ser sujo e vergonhoso, e ao fim da vida, quando admite seu amor, declara-se pertencente a Paulo. É a submissão do amor romântico, onde a castidade é valorizada.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/371/1/LUCIOLA---Jose-de-Alencar--Resumo/Paacutegina1.html

> Você concorda com essa firmação: JUSTIFIQUE a sua resposta.

6. Releia: E o copo que Lúcia sustentava na mão trêmula, impelido com violência, voou pelo aposento e espedaçou-se de encontro à parede O termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo para a frase, por:

a) empurrado b) largado c) jogado d) destruído

7. Assinale o item que caracteriza corretamente as narrativas curtas:

a) conto, crônica, romance
b) conto, crônica, fábula
c) lenda, fábula, saga
d) romance, saga, novela

8. Assinale o item que caracteriza corretamente as narrativas longas:

a) conto, crônica, romance
b) conto, crônica, fábula
c) lenda, fábula, saga
d) romance, saga, novela

9. O enredo desse trecho aproxima-se mais do item:

a) Tendo sua ilusão desfeita de que conseguiria casar seu amigo com sua amiga, Lúcia morre de desgosto.
b) Não podendo casar com Paulo, Lúcia tentara casá-lo com sua irmã.
c) A heroína, Lúcia, abandona todos na miséria ao morrer com seu filho
d) Paulo não deseja que Lúcia tenha o filho, por isso pede que ela tome o remédio que a fará abortar.

10. São personagens secundárias deste trecho em estudo:

a) Paulo e Ana
b) Paulo e o médico
c) Ana e o médico
d) Paulo e Lúcia

GABARITO:

01. F - V - V - F / 02. Narrativa longa com apenas um núcleo. / 03. Lúcia - apresentação direta, esférica, indivíduo. Paulo = apresentação indireta, esférica, indivíduo. / 04. Narrador-observador; espaço físico (quarto de Lúcia) / 05. Sugestão: Sim. Porque ela prefere morrer a matar o fruto do amor dela e de Paulo / 06. C / 07. B / 08. D / 09. B / 10. C

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