quarta-feira, 15 de abril de 2009

1abLIT2emT.09



Avaliação de Literatura
1ª etapa – Profª Macambira – 2º do Ensino Médio - Tarde

1. "Quantas coisas (...) brotam ainda hoje, modas, bailes, livros, painéis, primores de toda casta, que amanhã já são pó ou cisco? Em um tempo em que não mais se pode ler, pois o ímpeto da vida mal consente folhear o livro, que à noite deixou de ser novidade e caiu na voga; no meio desse turbilhão que nos arrasta, que vinha fazer uma obra séria e refletida? Perca pois a crítica esse costume em que está de exigir, em cada romance que lhe dão, um poema."

As proposições anteriores, de José de Alencar, fazem alusão a um problema característico do movimento romântico. Aponte-o:

a) o movimento romântico, afeito ao lirismo e á sentimentalidade, busca realizar uma prosa fundamentalmente impregnada de valores poéticos
b) o autor preocupa-se com satisfazer o gosto de um público pouco exigente no que diz respeito a obras de acabamento literário mais sofisticado
c) tendo em vista a caracterização da sociedade burguesa, o romance deve conter preferencialmente ação, que seja o retrato dos agitados tempos modernos
d) o autor, já que se reconhece gênio, e pelo público, é aceito como tal e deve nortear as multidões que o leem com sua palavra sábia e simples

O texto seguinte refere-se às questões 2 e 3.

"O problema da nacionalidade literária foi colocado, dentro da atmosfera do Romantismo, em termos essencialmente políticos. Misturadas literatura e política, a autonomia política transferia-se para literatura, e confundiram-se independência política e independência literária."

2. Segundo o texto, para os românticos:

a) a autonomia política e a autonomia literária foram duas faces de um mesmo processo de emancipação
b) autonomia política e autonomia literária mantiveram entre si uma relação de causa e efeito
c) a autonomia literária sempre se seguiu à emancipação política
d) emancipação política e emancipação literária foram processos que se concretizaram independentemente um do outro

3. Segundo o texto:

a) Romantismo foi uma escola literária de atmosfera essencialmente política
b) no Romantismo, literatura e política interpenetram-se e exercem influência mútua, numa interdependência dialética
c) pode-se dizer que a política usou a literatura em suas campanhas, mas o inverso não é válido, pois a literatura não se valeu da política
d) independência política e independência literária são fenômenos distintos, que só se misturam em consequência de um erro de interpretação

4. Qual o poema de Gonçalves Dias que apresenta a temática indianista? ..........................................................................................................:

5. O lirismo social da poesia de Castro Alves:

a) tematiza a liberdade dentro, principalmente, de um enfoque individualista
b) tematiza a liberdade exclusivamente referenciada ao negro escravizado
c) tematiza a liberdade tanto com um enfoque individualista como coletivo; e, em especial, referenciada ao negro escravizado
d) tematizava a liberdade de modo geral, e apenas acidentalmente referenciada ao negro escravizado

6. Poema castro-alvino que aborda a temática social e antiescravorata, por excelência, intitula-se: ..........................................................................................................:

7. Assinale a alternativa falsa. O Romantismo:

a) procura o elemento nacional
b) propõe ruptura com o passado
c) foi introduzido no Brasil por Gonçalves de Magalhães
d) é a valorização do que é "nosso"

8. Relacione os textos às características:


Texto A____________________________

“Eu amo a noite taciturna e queda!
Amo a doce nudez que ela derrama,
E a fresca aragem pelas densas folhas
Do bosque murmurando.
Então malgrado o véu que envolve a terra,
A vista, do que vela, enxerga mundos,
E apesar do silêncio, o ouvido escuta
notas de etéreas harpas."
Gonçalves Dias

Texto B________________________________

"Já sinto a geada dos sepulcros
o pavoroso frio enregelar-me...
A campa vejo aberta e lá no fundo
Um esqueleto em pé vejo acenar-me..
Entremos. Deve haver nestes lugares
mudança grave na mundana sorte;
Quem sempre a morte achou no lar da vida,
Deve a vida encontrar no lar da morto.”
Laurindo Rabelo

Texto C____________________

"Não achei na vida amores
Que merecessem os meus.
Não tenho um ente no mundo
A quem diga o meu-adeus.
Não posso da vida à campa
Transportar uma saudade.
Cerro meus olhos contente
Sem um ai de ansiedade.
Por isso, ó morte, eu amo-te e não temo:
Por ísso, ó morte, eu quero-te comigo.
Leva-me à região da paz horrenda
Leva-me ao nada, leva-me contigo."
Junqueira Freire


Texto D___________________________

“Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques, têm mais-vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá,

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá,
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.”
Gonçalves Dias

Texto E____________________________

“Passei como D. Juan entre as donzelas,
Suspirei as canções mais doloridas
E ninguém me escutou...
Oh! nunca à virgem flor das faces belas
Sorvi o mel nas longas despedidas...
Meu Deus! ninguém me amou!
..................................................................
Vivi na solidão - odeio o mundo
E no orgulho embucei meu rosto pálido
Como um astro na treva...
Senti a vida um lupanar imundo -
Se acorda o triste profanado, esquálido
--- A morte fria o leva.”
Álvares de Azevedo

Texto F____________________________

“Minh'alma é triste como a flor que morre
Pendida à beira do riacho ingrato.
Nem beijos dá-lhe a viração que corre,
Nem doce canto o sabiá do mato!
E como a flor que solitária pende
Sem ter carícias no voar da brisa,
Minh'alma murcha, mas ninguém entende
Que a pobrezinha só de amor precisa!”
Casimiro de Abreu



Textos Características

A ( ) (l) Saudosismo
B ( ) (2) Evasão pela morte
C ( ) (3) Consciêncía de solidão
D ( ) (4) Imaginação criadora, fantasia
E ( ) (5) Sonoridade
F ( ) (6) Indianismo (evasão pelo tempo)

As questões 09 e 10 tomam como base o texto D da questão 08.

09. Releia a poesia “Canção do Exílio” (Texto D , questão anterior) e responda:

a) onde é lá?
b) onde é cá?

10. O poeta encontra-se saudoso de sua terra natal, pelo exílio sofrido em Portugal. Transcreva abaixo dois elementos da natureza ligados ao Brasil:



GABARITO

01. B / 02. B / 03. B / 04. I-Juca Pirama /05. C / 06. Navio Negreiro / 07. B / 08. A - 6, B - 4, C - 2, D - 5, E - 3, F - 1 / 09. a) Brasil b) Portugal / 10. sabiá e palmeiras

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