quarta-feira, 15 de abril de 2009

1abLIT1emM.09





Avaliação de Literatura
1ª etapa – Profª Macambira – 1º do Ensino Médio

1
. (Fuvest-SP) “Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto.” C. Primão

a) Qual é essa “primeira época lírica”?
R.

b) Que tipos de composições poéticas se cultivaram nessa época?
R.

2
(MACK) Marque a alternativa incorreta a respeito do Humanismo:

a) Época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
b) O teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo.
c) Fernão Lopes é o grande cronista da época.
d) Garcia de Resende coletou as poesias da época, publicadas em 1516 com o nome de Cancioneiro Geral.
e) A Farsa de Inês Pereira é a obra de Gil Vicente cujo assunto é religioso, desprovido de crítica social.

3
(FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:

a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças em português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.

04. . Assinale a incorreta:

a) A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc.).
b) Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os trovadores.
c) Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época são o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.
d) As cantigas eram cantadas no idioma português, bem similar ao nosso português atual

05. Assinale com C as afirmações certas e com E as erradas.

( ) Cantigas de amor - Origem da Provença, região da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posição social superior, inatingível. Refletindo a relação social de servidão, o trovador roga a dama que aceite sua dedicação e submissão.
( ) Cantigas de amigo - Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e não o homem. O trovador compõe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso - o sofrimento da mulher à espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor não correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissões da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estão sempre presentes, além de pessoas do ambiente familiar, evidenciando o caráter popular da cantiga de amigo.
( ) Cantigas de escárnio - crítica indireta e irônica
( ) Cantigas de maldizer - crítica direta e mais grosseira

06. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Trovadorismo:

( ) A prosa medieval retrata com mais detalhes o ambiente histórico-social desta época. A temática das novelas medievais está ligada à vida dos cavaleiros medievais e também à religião..
( ) O marco inicial do Trovadorismo data da primeira cantiga feita por Paio Soares Taveirós, provavelmente em 1198, entitulada Cantiga da Ribeirinha.
( ) A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvação da alma. O maior temor humano era a idéia do inferno que torna o ser medieval submisso à Igreja e seus representantes. São comuns procissões, romarias, construção de templos religiosos, missas etc. A arte reflete, então, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocêntrica.
( ) As relações sociais estão baseadas também na submissão aos senhores feudais. Estes eram os detentores da posse da terra, habitavam castelos e exerciam o poder absoluto sobre seus servos ou vassalos. Há bastante distanciamento entre as classes sociais, marcando bem a superioridade de uma sobre a outra.

07. Indique a afirmação correta sobre o Auto da barca do inferno, de Gil Vicente:

a) É intrincada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com o inesperado de cada situação.
b) É complexa a crítica aos costumes da época, já que o autor é o primeiro a relativizar a distinção entre o Bem e o Mal.
c) O moralismo vicentino localiza os vícios não nas instituições, mas nos indivíduos que fazem as coisas.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares – verdadeiras alegorias - , as mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e)A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.

08. A canção associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos, carnal, erótico; a alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos sentidos.

A afirmação acima está correta ou incorreta? Justifique a sua resposta.





09. Leia o trecho que se segue e complete a lacuna com a expressão literária adequada do Trovadorismo em prosa:

A Demanda do Santo Graal é a ..................................................................... mais importante para a literatura portuguesa. Ela retrata as aventuras dos cavaleiros do Rei Artur em busca do cálice sagrado (Santo Graal). Este cálice conteria o sangue recolhido por José de Arimatéia, quando Cristo estava crucificado. Esta busca (demanda) é repleta de simbolismo religioso, e o valoroso cavaleiro Galaaz consegue o cálice.

10. Leia a informação abaixo e responda às questões:
Designa-se por Trovadorismo o período que engloba a produção literária de Portugal durante seus primeiros séculos de existência (séc. XII ao XV).

a) Por que a estética literária se denomina de Trovadorismo?

b) O que é uma trova?


c) Como se chamam -- de forma bem genérica – os cantadores medievais da época do trovadorismo?


d) Como eram denominados os músicos que eram mantidos por uma corte; eram pagos por uma determinada corte, prestando-lhe serviços musicais?






GABARITO
01. a) Trovadorismo b) CAntigas trovadorescas / 02. E / 03. A / 04. D / 05. C - C - C - C / 6. V - V - V - V / 7. D / 8. Correta. Pessoal. / 9. Novela de cavalaria / 10. a) Porque é baseada nas composições criadas pelos trovadores, que construíam trovas. b) composição poética simples, utilizava a medida velha e esquema rímico xaxa. c) bardos d) menestréis.

Sem comentários: