1. (FUVEST-SP – 2ª fase) "A Polícia Federal investiga os suspeitos de terem ajudado na fuga para o Paraguai e a Argentina. A polícia desses países não puderam prendê-los porque o governo brasileiro não fez o pedido formal de captura." (Adap. de O Estado de S.Paulo, 22/8/93.)
a) No 2º período, há uma infração às normas de concordância. Reescreva de maneira correta.
b) Indique a causa provável dessa infração.
2. (FUVEST-SP – 2ª fase) "Uma forte massa de ar polar veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura. As lavouras de trigo da Região Sul foram danificadas. Isso, associado ao longo período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura" (Adap. de O Estado de S.Paulo, 4883, Suplemento Agrícola.)
Reescreva o texto acima, reunindo em um só, composto por subordinação, os três períodos que o compõem, mantendo as relações lógicas existentes entre eles e fazendo as adaptações necessárias.
3. (ACAFE-SC) Na frase "No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi-me ver livre das galochas", existem:
a) 2 ditongos, sendo 1 crescente e 1 decrescente
b) 3 ditongos, sendo 2 crescentes e 1 decrescente
c) 3 ditongos, sendo 1 crescente e 2 decrescentes
d) 4 ditongos, sendo 2 crescentes e 2 decrescentes
e) 4 ditongos, sendo 3 crescentes e 1 decrescente
4. (UM-SP) Na oração: "Em sua vida, nunca teve muito......, apresentava-se sempre .... no..... de tarefas...... "; as palavras adequadas para o preenchimento das lacunas são:
a) censo, lasso, cumprimento, eminentes
b) senso, laço, comprimento, iminentes
c) senso, lasso, cumprimento, iminentes
d) senso, lasso, cumprimento, eminentes
e) censo, lasso, comprimento, iminentes
As questões 5 e 6 referem-se ao texto seguinte. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
"- Muito bom dia, senhora,
Que nessa janela está;
sabe dizer se é possível
algum trabalho encontrar?"
(João Cabral de Melo Neto)
5. (UM-SP) No primeiro verso, senhora vem entre vírgulas
porque o termo é:
a) um aposto
b) um sujeito deslocado
c) um vocativo
d) um predicativo
e) um sujeito simples
6. (UM-SP) No verso Que nessa janela está, o verbo é:
a) transitivo direto
b) de ligação
c) transitivo indireto
d) transobjetivo
e) intransitivo
7. (FUVEST-SP) No texto seguinte há palavras em que se omitiu o acento gráfico. Destaque duas delas e justifique a acentuação.
“As pessoas presentes na assembleia receberam vários itens
do programa e a incumbencia de analisa-los e difundi-los junto aos órgãos públicos."
8. (UNICAM-SP/94) Leia atentamente os textos seguintes.
I. Estes são alguns dos equipamentos que a reserva de mercado não permitia a entrada no país sem a autorização do DEPIN. (Folha de S.Paulo, 18/10/92.)
II. Fazer pesquisa insinuando que 64% dos brasileiros acham que existe corrupção no governo Itamar não é um ato inteligente de um jornal de que todos gostamos e que é dever de nós brasileiros lutar pela conservação de sua isenção." (Adap. de Ewerton Almeida, vice-líder do PMDB da Bahia, Folha de S. Paulo, 8/6/93, Painel do Leitor.)
Reescreva os trechos acima, introduzindo as seqüências "cuja entrada" e "cuja isenção", respectivamente. (Faça apenas as alterações necessárias, decorrentes da nova estrutura das frases.)
9. (UM-SP/94)
Ó tu
Que és presidente
Do Conselho Municipal
Se é que tens mulher e filhos,
Manda tapar os buracos da
Rua dos Junquilhos.
(Artur Azevedo)
A palavra que aparece duas vezes no texto com a seguinte classificação morfológica, respectivamente:
a) pronome relativo, partícula expletiva
b) partícula expletiva, pronome relativo
c) pronome relativo, conjunção integrante
d) conjunção integrante, pronome relativo
e) partícula expletiva, conjunção integrante
10. (FUVEST-SP – 2º fase) "Não tenho dúvidas de que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar de que a história não pode ser escrita com base exclusivamente em documentos de polícia política.” (O Estado de S. Paulo, 30/8/93.)
Das duas ocorrências de “de que”, no excerto acima, uma está correta e a outra não.
a) Justifique a correta.
b) Corrija a incorreta, dizendo por quê.
11. (UNICAMP-SP) A história transcrita a seguir contrasta
dois mundos, dois estados de coisas: o dia-a-dia cansativo do
carregador e a situação imaginária em que ele se torna presidente da República.
Dois carregadores estão conversando e um diz: "Se eu fosse
Presidente da República, eu só acordava lá pelo meio-dia, depois ia almoçar lá pelas três, quatro horas. Só então é que eu ia fazer o primeiro carreto."
O carregador não consegue passar para o mundo imaginário, e acaba misturando-o de maneira surpreendente com o mundo real.
Qual é a construção gramatical usada nessa história para dar
acesso ao mundo das fantasias do carregador?
12. (FUVEST-SP – 2ª fase) "A princesa Diana ja passou por
poucas e boas. Tipo quando seu ex-marido Charles teve um love affair com lady Camille revelado para Deus e o mundo." (Folha de S. Paulo, 5/11/93.)
No texto acima, há expressões que fogem ao padrão culto da
língua escrita.
a) Identifique-as.
b) Reescreva-as conforme o padrão culto.
13. (UNICAMP-SP) Lendo a seguinte notícia, você poderá observar que, além de constar da manchete, o verbo cobrar ocorre duas vezes no texto.
Defensor cobra investigações no DSP
O defensor publico E.C.K. da 9ª Vara Criminal levou ao juiz das execuções penais, petição cobrando investigação sobre as denúncias de corrupção envolvendo agentes penitenciários. Um grupo de presos da Delega-cia Especializada de Roubos e Furtos denunciou que agentes do Departamento do Sistema Penitenciário estariam cobrando CR$5.000,00 por uma vaga nos presídios da Capital. O diretor do DSP, P. Vinholi, disse que ainda não está apurando as denúncias porque considera "impossível" ocorrer tal tipo de transação. (Diário da Serra, Campo Grande, 26 e 27/9/93)
a) Transcreva os dois trechos em que ocorre aquele verbo,
na mesma ordem.
b) Reescreva as duas sentenças usando sinônimos de cobrar.
14. (FATEC-SP)
"Vozes veladas, veludosas vozes.
Volúpias dos violões, vozes veladas.
Vagam nos velhos vórtices velozes.
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas."
Indique o recurso literário evidente no trecho de "Violões que choram", poema de Cruz e Sousa.
15. (UNESP-SP) Emprega-se o termo solecismo para indicar o uso errado da concordância, regência ou colocação. Aponte a única alternativa em que tal erro não ocorre.
a) Faz cinco anos completos que não visito o Rio.
b) Devem haver explicações satisfatórias para este fato.
c) Haviam vários objetos espalhados sobre a mesa.
d) Se lhe amas, deves declarar-te depressa.
e) Fazem já vinte minutos que começaste a prova.
16. (UNICAMP-SP) "A linguagem e figura do entendimento (...). Os bons falam virtudes e os maliciosos, maldades (...). Sabem falar os que entendem as coisas: porque das coisas nascem as palavras e não das palavras as coisas.”
O trecho acima, extraído da primeira gramática da lín-gua portuguesa (Fernão de Oliveira, 1536), tinha, na primeira edição dessa obra, a seguinte ortografia:
"A linguagem e figura do entendimento (...). Os bos falão virtudes e os maliciosos maldades (...). Sabe (~) falar os q(~) etede (~~~) as cousas: porq(~) das cousas nasce(~) as palauras e não das palauras as cousas.”
A ortografia do português já foi, portanto, bem diferente da atual, e houve momentos em que as pessoas que escreviam, gozavam de relativa liberdade na escolas das letras. Hoje em dia, a forma escrita da língua é regida por convenções ortográficas rígidas, que não devem ser desobedecidas em contextos mais formais.
Leia com atenção os trechos seguintes, tirados de edições de setembro de um jornal de São Paulo. Identifique as palavras em que foi violada a convenção ortográ-fica vigente.
Escreva-as, em seguida, na forma correta.
a) Os atuais ministro e prefeito são amissíssimos de longa data .
b) Mais de metade desses policiais extrapola os limites do dever por serem mau preparados.
c) Desde o início, o animal preferido em carrosséis é o cavalo, mas há excessões.
17. (FATEC-SP) Indique a alternativa em que não é atribuída a idéia de superlativo ao adjetivo.
a) é uma idéia agradabilíssima.
b) Era um rapaz alto, alto, alto.
c) Saí de lá hipersatisfeito.
d) Almocei tremendamente bem.
e) É uma moça assustadoramente alta.
18. (UNICAMP-SP) O comentário seguinte faz parte de uma reportagem sobre o decreto assinado pelo presidente José Sarney, tornando eliminatórios os exames de língua portuguesa e redação.
"Os estudantes que pretendem ingressar na UNICAMP, no próximo vestibular, concordam com o decreto do governo. Estão reclamando, apenas, que a Universidade de Campinas está exigindo a leitura de um livro que entrará no exame inexistente no Brasil: A Confissão de Lúcio, Mário de Sá Carneiro." (Isto é Senhor, n 991, 14/9/88).
Conforme redigido, o texto contém uma passagem ambígua
(que pode ter mais de uma interpretação).
a) Identifique essa passagem, transcreva-a e explique por que ela é ambígua.
b) Em seguida, reescreva-a de forma a tomar clara a interpretação pretendida pela revista.
19. (UNICAMP-SP) Substitua a palavra destacada no trecho transcrito abaixo por outra que garanta o mesmo sentido ao texto (você poderá ainda fazer outras modificações, se as julgar indispensáveis).
"Se não chegam a configurar um processo de radicalização verbal e de alarmismo deliberado, ainda assim são preocupantes e lamentáveis as declarações do mi-nistro da Indústria e Comércio, Roberto Cardoso Alves, de que partidos como o PT e os PCs não deveriam ter existência legal, por não possuírem, na opinião do mi-nistro, compromisso com a democracia." (Folha de S. Paulo, 8/12/88)
20. (FAAP-SP) Observando as regras de concordância nominal e verbal, reescreva a frase que segue.
Ao meio-dia e meio, depois de penosa escalada, durante a qual houveram perigos o mais surpreendentes possíveis, o grupo de alpinistas franceses atingiu o ponto mais elevado da cordilheira.
21. (FGV-SP) Leia com atenção:
"Apesar da insistência dos repórteres, o candidato não respondeu as perguntas."
Nessa frase, uma falha de acentuação gráfica indica erro de:
a) regência nominal
b) concordância nominal
c) concordância verbal
d) silepse de grau
e) regência verbal
22-(SÃO MARCOS-SP) Na frase "Ao pobre não lhe devo nada", encontramos um caso de:
a) anacoluto
b) pleonasmo
c) elipse
d) zeugma
e) solecismo
23. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa corretamente as frases.
I) Cada qual faz como melhor lhe ....
II) O que ... estes frascos?
III) Neste momento os teóricos ... os conceitos.
IV) Eles ... a casa do necessário.
a) convém, contêm, revêem, provêm
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêem, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem,
24. (FATEC-SP) Nas palavras poliglota, tecnocracia, acrópole, demagogo e geografia encontramos elementos gregos que têm as seguintes significações, respectivamente:
a) garganta, ciência, cidade, conduzo, terra
b) língua, governo, civilização, enganar, terra
c) muitas, deus, alto, povo, planeta
d) língua, governo, alto, povo, terra
e) muita, poder, cidade, diabo, tratado
25 (CESGRANRIO-RJ) Assinale o período em que aparece uma forma verbal incorretamente empregada com relação à norma culta da língua.
a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do ofício ficaria exultante.
b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com os
trajes que usava
c) Leonardo propusera que se dançasse o minuete da corte.
d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares aristocráticos.
e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha do padrinho do filho.
1 comentário:
Professora, vi que postou alguns exercícios da minigramática do Ernani Terra. Tenho esse livro (edição de 2003), tem muitos exercícios, mas não tem as respostas. Já procurei muito, mas não encontrei. Como estudo sozinha, para concursos, preciso das respostas. Você tem as respostas? A minigramática é excelente.
alineconcurseira@hotmail.com
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