quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Classes de Palavras Invariáveis

Gabarito: 01 - E / 02 – D / 03 – E/ 04- B/ 05 – B / 06 – C / 07 – D / 08 – A / 09 – B / 10 – B


1. (U-BRASÍLIA) Assinale o item que só contenha prposições:
a) durante, entre, sobre d) em, caso, após
b) com, sob, depois e) após, sobre, acima
c) para, atrás, por

2. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção explicativa:
a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.

3. (UC-MG) Em "Orai porque não entreis em tentação", o valor da conjunção do período é de:
a) causa d) explicação
b) condição e) finalidade
c) conformidade

4. (UE PONTA GROSSA-PR) As formas que traduzem vivamente os sentimentos súbitos, espontâneos e instintivos dos falantes são denominados:
a) conjunções d) locuções
b) interjeições e) coordenações
c) preposições

5. (UNB-DF) Assinale a frase em que "meio" funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo. d) Parou no meio da rua.
b) Achei-o meio triste. e) Comprou um metro e meio.
c) Descobri o meio de acertar.

6. (FECAP) Classifique as palavras como nas construções seguintes, numerando, convenientemente, os parênteses:
1) preposição
2) conj. subord. causal
3) conj. subord. conformativa
4) conj. coord. aditiva
5) adv. interrogativo de modo
( ) Perguntamos como chegaste aqui.
( ) Percorrera as salas como eu mandara.
( ) Tinha-o como amigo.
( ) Como estivesse frio, fiquei em casa.
( ) Tanto ele como o irmão são meus amigos.
a) 2 - 4 - 5 - 3 – 1 d) 3 - 1 - 2 - 4 - 5
b) 4 - 5 - 3 - 1 – 2 e) 1 - 2 - 4 - 5 - 3
c) 5 - 3 - 1 - 2 - 4

Textos para as questões 07 a 09

1 - Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
2 - Soneto do Amor Total
Vinicius de Moraes
Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.


7. Apresenta incorreta análise da conjunção ou da locução conjuntiva no seguinte item:
a) “E em seu louvor hei de espalhar meu canto” – coordenativa aditiva
b) “quando mais tarde me procure” – coordenativa temporal
c) “Mas que seja infinito enquanto dure” – coordenativa adversativa
d) “Amo-te como um bicho, simplesmente” – coordenativa comparativa

8. Está incorreta a classificação adverbial do seguinte item:
a)” De tudo ao meu amor serei atento / Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto” – locução adverbial de causa
b) “Que não seja imortal” – advérbio de negação
c) “Amo-te tanto, meu amor... não cante” – advérbio de intensidade
d) “E de te amar assim, muito e amiúde” – advérbios de modo

9. Não é preposição ou locução prepositiva o termo sublinhado destacado do item:
a) “Que mesmo em face do maior encanto”
b) “E assim, quando mais tarde me procure”
c) “O humano coração com mais verdade...”
d) “Amo-te afim, de um calmo amor prestante”

10. Das expressões abaixo, está errônea a classificação da interjeição no item:
a) Nossa! Como esta prova está fácil! > admiração
b) Arre! Esta avaliação está bem pequena! > alegria
c) A prova, Gleylson?!... Xi... eu as esquecera completamente! > desculpas
d) Mãe eterna do céu! Proteja esses alunos na hora desta prova! > invocação

Sem comentários: