GABARITO
TD Humanismo e Quinhentismo - 1° do ensino médio
1. V – F – V – F – F
2. F – F – F – V
3. a
4. e
5. . F – V – F – V – F – F
6. F – V – F – F
7. F – F – V – V – V
8. a) Trata-se do seguinte trecho: “asno que me leve quero”. O marido de Inês, na cena final, a leva em seus ombros para que atravesse o rio. Não sabe, mas o encontro com o ermitão, para o qual ela se encaminha, é um encontro adúltero. Pero Marques se comporta como um asno: por servir de montaria à mulher, colaborando, ingenuamente, para ser traído por ela, e por não ter conhecimento dessa traição.
b)A característica contrária à do primeiro marido é o fato de que, em sua fala, Pero Marques diz dar plena liberdade à esposa. Seu primeiro marido era um repressor proibindo-a de sair de casa até mesmo para ir a igreja.
c) A Farsa de Inês Pereira é considerada uma sátira moral porque reflete, na vida privada a decadente sociedade portuguesa. Pode-se dizer que Inês comporta-se maquiavelicamente (os fins justificam os meios), pois para conseguir uma vida folgada abandona seus próprios ideais.
09. e
10. b
11. b
12. d
13. e
14. c
15. a
16. e
17. 24 (08 + 16 = 24)
18. a
TD Romantismo - prosa - 2° do ensino médio
1. V – F – V – V
10. V – F – V – V – V
11. e
12. c
13. c
14. d
17. b
18. a
19. 23
20. 05
22. e
23. d
24. d
25. e
26. a
27. c
29. d
32. c
33. a
34. a) Como todo povo, o índio brasileiro também tem suas tradições, sua cultura, a qual
passa por diferentes estágios. Tais estágios são refletidos na mudança de nome do prota-
gonista: Jaguaré é o nome do caçador, Ubirajara é o nome do guerreiro e Jurandir é o
nome do hóspede.
b) As notas tratam da língua e dos costumes dos índios. Considerando-se que as notas
são objetivas e a narrativa é subjetiva, pode-se dizer que servem de complemento à nar-
rativa.
c) O ritual antropofágico é tratado sob a perspectiva indígena, e não européia. As notas
contribuem tratando o ritual, não com o preconceito europeu, mas com benevolência. O
romance confirma isso quando Pojucã pergunta se não é digno deste sacrifício, já que,
tendo sido derrotado no combate com Ubirajara, a escravidão causaria mais vergonha
que a própria morte.
35. 06
36. a
39. F – F – V – F – F – F – V
40. 50
41. c
42. 27
44. c
45. c
46. a
47. a
48. e
49. b
50. a
51. e
54. 14
55. a
56. b
57. b
58. c
59. 13
60. a
61. 05
62. a
63. b
64. e
65. c
66. V – F – V – V
67. a
71. a
72. e
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