domingo, 3 de maio de 2009

Exercícios - "Senhora"

EXERCÍCIOS: TREINAMENTO PARA A PROVA
Tinha-se ela ensaiado para seu papel. Desde o primeiro momento em que apresentou-se nos salões, firmou neles seu império, e tomou posse dessa turba avassalada, cujo destino é bajular as reputações que se impõem.
Encontramo-la deslumbrando a multidão com sua beleza, e açulando a fome do ouro nos cavalheiros do lansquenete matrimonial. Regozijava-se em arrastar após si, rojando-os pelo pó, e fustigando-os com o sarcasmo, a esses sócios e êmulos de Fernando Seixas, ansiosos de venderem-se como ele, ainda que por maior preço.
Por isso os tinha reduzido à mercadoria ou traste, fazendo-lhes a cotação, como se usava outrora com os lotes de escravos.
Aquele marido de maior preço a que ela se referia não era outro senão seu antigo amante, que a desprezara por ser pobre.
No meio desta acrimônia que lhe inspirava a sociedade, não perdera porém Aurélia de todo a crença da nobreza d'alma, e sabia respeitá-la onde quer que a descobria.
Assim, quando algum homem honesto, sinceramente seduzido pelos dotes de sua pessoa, e não pelo brilho da riqueza, lhe fazia a corte, ela portava-se com ele de modo inteiramente diverso. Acolhia-o com afabilidade e distinção; mas aproveitava o primeiro momento para desvanecer-lhe toda a esperança.
Só com os caçadores de dotes era loureira, se tal nome pode-se aplicar ao constante ludíbrio e humilhação a que submetia seus apaixonados.
Encontrou Aurélia uma vez na sociedade Eduardo Abreu, já de volta da Europa. Soube que tinha dissipado a fortuna, e ficara reduzido à pobreza. Como se esquivasse de falar-lhe, a moça dirigiu-se a ele e insistiu para que freqüentasse sua casa.
Abreu fez-lhe uma visita de cerimônia. A moça inventou um pretexto qualquer para uma carta urgente e mandou buscar o tinteiro. De repente voltou-se para o moço e pediu-lhe que escrevesse um recado a certa loja.
Aurélia examinou a letra e murmurou consigo:
- Eu teria adivinhado!
Não disse uma palavra a Abreu sobre isto. Por aqueles dias houve quem pagasse as contas que o moço tinha em várias casas da rua do Ouvidor, que já não queriam fiar.
A primeira vez que a moça encontrou-se com Abreu depois do incidente perguntou-lhe:
- Ainda me ama?
Ele corou.
- Já não tenho esse direito.
- Lembre-se do que lhe disse uma vez. Se eu remir-me do meu cativeiro, minha mão lhe pertence. Não a querendo o senhor, ninguém mais a terá neste mundo.
O Dr. Torquato Ribeiro não pode resistir à paixão que nutria pela Adelaide Amaral. Com o tempo e ausência do rival foi-se desvanecendo o primeiro ressentimento; e como o procedimento de Seixas já causava estranheza, não se demorou a reconciliação.
Aurélia percebeu que o bacharel estava cada vez mais apaixonado. Era uma verdadeira recaída. A princípio admirou-se dessa indulgência:
- E eu? Não amo um homem que não somente me esqueceu por outra, mas que se rebaixou?
Pensou então em favorecer esse amor do Ribeiro, o que obteve, concorrendo para a realização do projeto que afagava, e a cuja realização assistimos.
Estes foram os acontecimentos que ocorreram antes de encontrarmos pela primeira vez nos salões Aurélia Camargo.
José de Alencar, Senhora

Em folha à parte, resolva as questões propostas a seguir.

1. Transcreva as palavras destacadas no texto. A seguir, identifique todas as ocorrências fonéticas que cada uma apresenta.
2. Acentue, se necessário, as palavras abaixo, e justifique a ocorrência ou não do acento gráfico:
a) sofa
b) detestavel
c) magnificos
d) batavo
e) materia
f) importancia
g) chavena
h) porem
i) atras
j) pe
l) abacaxi
m) peru
n) rubrica
o) bólido
p) acrobata
q) reptil
r) torax
s) hieroglifo
t) farmacia

3º. PASSO: Usando sua apostila e suas anotações, faça, você mesmo, a correção dos exercícios e - IMPORTANTE! - ANOTE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, para esclarecê-las conosco durante a semana de revisão.
LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA

1º. PASSO: Antes de fazer os exercícios de treinamento para a prova, você precisa rever, em suas anotações de aula e em sua Apostila de Literatura Portuguesa e Brasileira da 1ª. Série, os seguintes assuntos:
1. Elementos do processo de comunicação
2. As funções da linguagem
3. O Trovadorismo em Portugal
• datas de início e término e fatos que as marcaram
• contexto histórico: Europa e Portugal
• características gerais do Trovadorismo
• cantiga de amor
• cantiga de amigo
• cantiga de escárnio
• cantiga de maldizer

Precisa, também, rever e estudar as obras:
• O alienista, de Machado de Assis
• Senhora, de José de Alencar
2º. PASSO: Resolva, em folhas que você separará especialmente para este fim, os exercícios a seguir, com a ajuda de sua Apostila de Literatura e de suas anotações de aula.
EXERCÍCIOS: TREINAMENTO PARA A PROVA
3º. PASSO: Usando sua apostila e suas anotações, faça, você mesmo, a correção dos exercícios e - IMPORTANTE! - ANOTE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, para esclarecê-las conosco durante a semana de revisão.

Para responder às questões de 1 a 3, leia o texto abaixo com muita atenção:
Queixa
Caetano Veloso

Um amor assim delicado Um amor assim violento
Você pega e despreza Quando torna-se mágoa
Não o devia ter desprezado É o avesso de um sentimento
Ajoelha e não reza Oceano sem águas
Dessa coisa que mete medo Ondas: desejo de vingança
Pela sua grandeza Nessa desnatureza
Não sou o único culpado Batem forte sem esperança
Disso eu tenho a certeza Contra a tua dureza
Princesa Princesa
Surpresa Surpresa
Você me arrasou Você me arrasou
Serpente Serpente
Nem sente que me envenenou Nem sente
Senhora, e agora Que me envenenou
Me diga onde eu vou Senhora, e agora
Senhora Me diga onde eu vou
Serpente Senhora
Princesa Serpente
Princesa

Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria
Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer
Que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa
Princesa
Surpresa
Você me arrasou
Serpente
Nem sente que me envenenou
Senhora, e agora
Me diga onde eu vou
Amiga
Me diga.

1. O poema que você leu contém uma confissão amorosa, uma declaração de amor.
a) Como se pode classificar o eu-lírico desse poema? Em que posição ele se coloca em relação à sua amada? Fundamente sua resposta com elementos retirados do texto.
b) Que visão da mulher se pode depreender nesse poema? Fundamente sua resposta com elementos retirados do texto.
c) Como você classifica o amor de que fala esse poema: ele é platônico ou carnal, sensual? Justifique essa classificação, transcrevendo do poema um fragmento que possa confirmá-la.

2. Pode-se perceber, ao longo do texto, o sofrimento do eu-lírico por sua amada.
a) Transcreva, do poema, um verso em que se evidencie a "coita d'amor".
b) Transcreva uma expressão que o poeta tenha usado para referir-se à amada, na qual se possa identificar o sentimento cortês, cavalheiresco.

3. O texto, pelas suas características, remete a um tipo de produção lírica que se cultivou na época medieval em Portugal.
a) Cite o nome dessa produção lírica e do movimento literário em que ela floresceu.
b) Quais foram as datas de início e término desse movimento em Portugal? Mencione os fatos que marcaram tais datas.
c) Comente o contexto histórico em que esse movimento se desenvolveu, considerando a Europa em geral e Portugal em particular.
d) Comente o outro tipo de poesia lírica que se desenvolveu nessa mesma fase.
e) Comente as outras produções poéticas cultivadas nessa época, em Portugal.

4. Por que a poesia se desenvolveu mais do que a prosa na primeira fase da Era Medieval, em Portugal?
3º. PASSO: Usando sua apostila e suas anotações, faça, você mesmo, a correção dos exercícios e - IMPORTANTE! - ANOTE TODAS AS SUAS DÚVIDAS, para esclarecê-las conosco durante a semana de revisão.


Fonte: http://www.augustolaranja.com.br/roteiro1ester.htm

Sem comentários: