segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Mini teste gabaritado
Mini teste GABARITADO
8º ef manhã / tarde
Assunto: Conjunção – em 22/08/2011, segunda-feira
01 (ENEM – 2009)
Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo.
O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países.
O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, conclui-se que
(A) a palavra “mas”, na linha 3, contradiz a afirmação inicial do texto: linhas 1 e 2.
(B) a palavra “embora”, na linha 4, introduz uma explicação que não encontra complemento no restante do texto.
(C) as expressões: “consequências calamitosas”, na linha 2, e “efeitos incalculáveis”, na linha 6, reforçam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa.
(D) o uso da palavra “cientistas”, na linha 3, é desnecessário para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em “estudo” no título do texto.
(E) a palavra “gás”, na linha 5, refere-se a “combustíveis fósseis” e “queimadas”, nas linhas 1 e 2, reforçando a ideia de catástrofe.
02. "Porém aquele que fala, mal ou bem, sempre fala de si mesmo." (l. 4-5).
Por qual conector a conjunção destacada acima pode ser substituída sem que haja alteração de sentido?
a) Logo.
b) Pois.
c) Entretanto.
d) Porquanto.
e) Quando.
03. A ideia introduzida pela conjunção em destaque está em DESACORDO com a que vem indicada entre parênteses em:
a) "... como um cachorrinho..." (l. 9) - (comparação)
b) "Farei isso, pois, com os leitores." (l. 14) - (conclusão)
c) "Mas não tenho opção ..." (l. 17-18) - (oposição)
d) "... até que a redação do jornal me telefone..." (l. 19-20) - (lugar)
e) " 'quando já está pronto.' " (l. 31) - (tempo)
04. ...... seja promovida, ela dará uma festa, ...... ninguém ponha em dúvida seu sincero e imediato reconhecimento. A frase ganha sentido lógico e completo preenchendo-se as lacunas, respectivamente, com as expressões:
(A) Mesmo que - para que
(B) Embora - a fim de que
(C) Tão logo - mesmo que
(D) Ainda que não - tão logo
(E) Não obstante - a menos que
05. Na frase "De um ano que, afinal, também não teve muitos escrúpulos, pois só se contradisse", a palavra pois pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) portanto
b) por conseguinte
c) visto que
d) caso
e) ainda que
06. A classe gramatical da expressão ao contrário, em "mas, ao contrário, tende a satisfazer as exigências do mercado", é:
a) locução prepositiva
b) locução adverbial
c) advérbio de negação
d) conjunção coordenativa adversativa
e) conjunção subordinada concessiva
7 "Esse progresso mecânico, porém, baseado apenas no domínio..." Assinale a alternativa em que não aparece palavra ou expressão que substitui, com perfeição, a conjunção "porém":
a) entretanto
b) no entanto
c) todavia
d) porque
e) contudo
8. O conectivo sublinhado estabelece uma ligação mal feita (coesão inadequada), quanto ao sentido, em:
a) Li este livro, mas não o entendi.
b) Como chegou atrasado, proibiram-no de entrar.
c) Ainda que ele queira, ninguém o ajudará em suas tarefas.
d) Estudou muito pouco para o concurso, pois conseguiu passar.
e) Tudo terminará bem, desde que o chefe permita a saída de todos.
9. Nas frase abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.
1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nos partíramos..."
2. ....... estivesse doente faltei à escola.
3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.
4. Pedro será aprovado ....... estude.
5. ....... chova sairei de casa.
As conjunções retiradas são, respectivamente:
a) quando, ainda que, sempre que, desde que, como
b) que, como, embora, desde que, ainda que
c) como, que, porque, ainda que, desde que
d) que, ainda que, embora, como, logo que
e) que, quando, embora, desde que, já que
10. A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, .........., que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrações para que possa, segundo a canção popular, "sacudir a poeira e dar a volta por cima". A conjunção que introduz uma ideia de conclusão é:
a) porquanto d) contudo
b) porém e) conquanto
c) pois
11. Em: "... esses merecem perdão ou reparação total?" O conectivo ou encerra a ideia de:
a) exclusão d) condição
b) alternância e) simultaneidade
c) adição
12) Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta ideia de adversidade:
a) Não achou os documentos e nem as fotocópias.
b) Queria estar atento à palestra e o sono chegou.
c) Não só aprecio a Medicina como também a Odontologia.
d) Escutei o réu e lhe dei razão.
e) Não só escutei o réu mas também lhe dei razão.
13. "Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila." Os dois pontos do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
a) portanto d) pois
b) e e) embora
c) como
14. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção explicativa:
a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.
15. (UC-MG) Em "Orai porque não entreis em tentação", o valor da conjunção do período é de:
a) causa d) explicação
b) condição e) finalidade
c) conformidade
16. (FECAP) Classifique as palavras como nas construções seguintes, numerando, convenientemente, os parênteses:
1) preposição
2) conj. subord. causal
3) conj. subord. conformativa
4) conj. coord. aditiva
5) adv. interrogativo de modo
( ) Perguntamos como chegaste aqui.
( ) Percorrera as salas como eu mandara.
( ) Tinha-o como amigo.
( ) Como estivesse frio, fiquei em casa.
( ) Tanto ele como o irmão são meus amigos.
a) 2 - 4 - 5 - 3 – 1 d) 3 - 1 - 2 - 4 - 5
b) 4 - 5 - 3 - 1 – 2 e) 1 - 2 - 4 - 5 - 3
c) 5 - 3 - 1 - 2 – 4
Textos para a questão 17
1 - Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
2 - Soneto do Amor Total
Vinicius de Moraes
Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.
Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
17. Apresenta incorreta análise da conjunção ou da locução conjuntiva no seguinte item:
a) “E em seu louvor hei de espalhar meu canto” – coordenativa aditiva
b) “quando mais tarde me procure” – coordenativa temporal
c) “Mas que seja infinito enquanto dure” – coordenativa adversativa
d) “Amo-te como um bicho, simplesmente” – coordenativa comparativa
18. A nova bomba anunciava o rápido desfecho da guerra em curso contra o Japão. Mas também prenunciava uma nova era, cheia de inquietações:” A expressão destacada exprime:
• a) adição.
• b) alternância.
• c) contraste.
• d) conclusão.
• e) explicação.
19. A questão a seguir apresenta um período que você deve modificar, iniciando-o conforme se sugere, mas sem alterar a ideia contida no primeiro. Em consequência, outras partes da frase sofrerão alterações. Assinale a alternativa que contém o elemento adequado ao novo período. - "Não tendo confirmado sua chegada, não fui esperá-lo” Comece com: Não fui esperá-lo, ...
• a) a menos que
• b) por que
• c) visto que
• d) se bem que
• e) contudo
20. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. 1. Correu demais, ... caiu. 2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz. 3. A matéria perece, ... a alma é imortal. 4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
• a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
• b) por isso, porque, mas, portanto, que
• c) logo, porém, pois, porque, mas
• d) porém, pois, logo, todavia, porque
• e) entretanto, que, porque, pois, portanto
.........................................................................................................................
Colégio Brasil
9º do ensino fundamental - Turno: .................
Nome: - Nº:
(Destaque a parte na área pontilhada e entregue SOMENTE o gabarito – sem rasura nem o uso do corretivo)
01 C
02 C
03 D
04 C
05 D
06 B
07 B
08 C
09 C
10 D
11 C
12 D
13 C
14 D
15 E
16 C
17 B
18 C
19 C
20 B
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
gabarito completamente errado
Enviar um comentário