terça-feira, 3 de novembro de 2009

4apART6ef.T.09

Avaliação Parcial de Artes
6º do Ensino fundamental - 4ª etapa – Profª Tetê Macambira

01. Faça um desenho livre e criativo.


02. Faça um desenho de observação de algum objeto sobre a sua carteira.


03. Faça um desenho de memória de algo que exista dentro do seu quarto.


04. O que é desenho?



05. Leia o seguinte texto, retirado do sítio virtual http://www.brasilescola.com/artes/o-que-e-manga.htm :
Mangás são ___________________________________________________________, ao contrário das _____________________________________________________________________, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu ( Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, porém sua fama só veio por volta da década de 40.
A produção de mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinada a livros japoneses. A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos.
Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu Gi Oh” (personagem principal: Yu Gi).
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

As palavras que faltam no texto são, respectivamente:
a) Historinha em quadrinhos japonesas – historinha em quadrinhos convencional
b) Historinha em quadrinhos japonesas – historinha em quadrinhos japonesas
c) Historinha em quadrinhos convencional – historinha em quadrinhos convencional
d) Historinha em quadrinhos convencional – historinha em quadrinhos japonesa

06. Leia o texto, retirado do mesmo sítio virtual, sobre Histórias em Qaudrinhos:
O desenho em quadrinhos é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o intuito de narrar histórias dos mais diversos gêneros e estilos. São publicadas em sua maioria no formato de revistas, livros ou em tiras de jornais e revistas.

A publicação de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. O estilo comics dos super-heróis americanos que predomina no país, tem perdido espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses. Os dois estilos têm sido empregados pelos artistas brasileiros.

A tira é o único formato que desenvolveu um conjunto de características profundamente nacionais. Apesar de não ser oriunda do Brasil, no país ela desenvolveu características peculiares. Recebeu influências da ditadura durante os anos 60 e posteriormente de grandes nomes dos quadrinhos underground.

Em 1960, teve início a publicação da revista "O pererê", com texto e ilustrações de Ziraldo. Nessa mesma década, o cartunista Henfil iniciou a tradição do formato “tira”. Foi nesse formato de tira que estrearam os personagens de Maurício de Sousa, criador da turma da Mônica. Suas histórias passaram a ser publicadas em revistas, primeiramente pela revista Abril, em 1987 pela Editora Globo e a partir de 2007 pela Editora Panini.

Durante a década de 60, o golpe militar e seu moralismo confrontaram com os quadrinhos. Por outro lado, inspirou publicações cheias de charges, como, por exemplo, O Pasquim.

A História em Quadrinhos no Brasil ganhou impulso na década de 90, com a realização da primeira e segunda Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro, em 1991 e 1993, e a terceira em Belo Horizonte, em 1997.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

a) Cite 3 personagens de quadrinhos de heróis:

b) Cite 3 personagens de quadrinhos nacionais:


c) Cite um quadrinista (autor de história em quadrinhos):

07. Desenhe uma tirinha, usando as seguintes personagens:








08. Pinte usando cores reais a seguinte cena:






Sem comentários: