segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

TD Classes de Palavras Invariáveis / Uso do Porque

GABARITO: 01 –D / 02 – B / 03 – B / 04 – C / 05 – C / 06 – D / 07 – C / 08 – D / 09 – C / 10 – A / 11 – D / 12 – C / 13 – A / 14 – B / 15 – D / 16 – E / 17 – C / 18 – D / 19 – D / 20 - B


1. Na frase "De um ano que, afinal, também não teve muitos escrúpulos, pois só se contradisse", a palavra pois pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) portanto d) caso
b) por conseguinte e) ainda que
c) visto que
2. A classe gramatical da expressão ao contrário, em "mas, ao contrário, tende a satisfazer as exigências do mercado", é:
a) locução prepositiva d) conjunção coordenativa adversativa
b) locução adverbial e) conjunção subordinada concessiva
c) advérbio de negação
3"Esse progresso mecânico, porém, baseado apenas no domínio..." Assinale a alternativa em que não aparece palavra ou expressão que substitui, com perfeição, a conjunção "porém":
a) entretanto d) porque
b) no entanto e) contudo
c) todavia
4. O conectivo sublinhado estabelece uma ligação mal feita (coesão inadequada), quanto ao sentido, em:
a) Li este livro, mas não o entendi.
b) Como chegou atrasado, proibiram-no de entrar.
c) Ainda que ele queira, ninguém o ajudará em suas tarefas.
d) Estudou muito pouco para o concurso, pois conseguiu passar.
e) Tudo terminará bem, desde que o chefe permita a saída de todos.
5. Nas frase abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.
1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nos partíramos..."
2. ....... estivesse doente faltei à escola.
3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.
4. Pedro será aprovado ....... estude.
5. ....... chova sairei de casa.
As conjunções retiradas são, respectivamente:
a) quando, ainda que, sempre que, desde que, como
b) que, como, embora, desde que, ainda que
c) como, que, porque, ainda que, desde que
d) que, ainda que, embora, como, logo que
e) que, quando, embora, desde que, já que
6. A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, .........., que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrações para que possa, segundo a canção popular, "sacudir a poeira e dar a volta por cima". A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é:
a) porquanto d) contudo
b) porém e) conquanto
c) pois
7. Em: "... esses merecem perdão ou reparação total?" O conectivo ou encerra a idéia de:
a) exclusão d) condição
b) alternância e) simultaneidade
c) adição
8. Indique a frase com mau emprego da preposição:
a) Encontramos com os antigos colegas na conferência.
b) Recebemos autorização para sair.
c) Nestas férias fomos em cidades e recantos maravilhosos.
d) O chefe acusou o funcionário por mau procedimento.
e) Este homem é querido de todos.
9. Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução - Estava à toa na vida ...
a) adjetiva d) conjuntiva
b) adverbial e) substantiva
c) prepositiva
10. No período "O povoado século XX está a bordo de uma vida desgastante, cheia de imprevistos inconvenientes", a preposição em realce está indicando relação de:
a) fim d) modo
b) lugar e) meio
c) causa
11) Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta idéia de adversidade:
a) Não achou os documentos e nem as fotocópias.
b) Queria estar atento à palestra e o sono chegou.
c) Não só aprecio a Medicina como também a Odontologia.
d) Escutei o réu e lhe dei razão.
e) Não só escutei o réu mas também lhe dei razão.
12. "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
a) portanto d) pois
b) e e) embora
c) como
13. Assinale a única alternativa que não faz uma correta relação da interjeição com o sentimento:
a) Arre! Que vocês tambéma busam da sorte! > raiva, impaciência
b) Oba!!! Tem certeza que poderei ir? > alegria, efusão
c) Nossa! Como você cresceu! > bajulação
d) Ei, psiu! > apelo, chamamento

14. Assinale a classificação errada do advérbio ou da locução adverbial:
a) Eu nunca pensei em minha vida que tu fosses sair dali > tempo
b) Com certeza é isso mesmo que irá acontecer. > afirmação
c) Ontem de manhã, a professora torceu o tornozelo. > tempo
d) Tens passeado por estranhos bosques, não? > lugar
Texto para as questões 15 a 17:
SOL

Ei dor...eu não te escuto mais,
Você, não me leva a nada.
Ei medo...eu não te escuto mais,
Você, não me leva a nada.
E se quiser saber pra onde eu vou,
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou,
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou

Ei dor...eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei medo...eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá vou
É pra lá que eu vou
(...)

Jota Quest
15. Relacione a palvra sublinhada da frase com sua respectiva classe gramatical e, em seguida, assinale o item que apresenta a correta sequência:
a. “Ei dor”
b. “Você, não me leva a nada”
c. “Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou.”

d. “E se quiser saber pra onde eu vou,”

( ) advérbio
( ) conjunção
( ) interjeição
( ) preposição

a) a – b – c - d b) d – c – b –a c) d- c - a – b d) c – b – d – a

16. Marque PS para os períldos ismples e PC para os períodos compostos. Em seguida, assinale a sequência correta:

( ) “Ei dor...eu não te escuto mais,”
( ) “E se quiser saber pra onde eu vou,”
( ) “Ei medo...eu não te escuto mais”
( ) “Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou”
( ) “Você não me leva a nada”


a) PS – PS – PS – PC – PC
b) PS – PS – PC – PC – PS
c) PS – PC – PC – PS - PS
d) PC – PC – PS – PS - PC


17. A única opção que apresenta uma conjunção coordenativa aditiva se encontra no seguinte item:

a) “Ei dor...eu não te escuto mais,”
b) “E se quiser saber pra onde eu vou,”
c) “Ei medo...eu não te escuto mais”
d) “Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou”
e) “Você não me leva a nada”

18. Assinale o único item que apresenta uma período simples:

a) “Tenho andado distraído, impaciente e indeciso”
b) “Você só pode estar de brincadeira”
c) “E só me abraça pra sentir o efeito”
d) “Eu sei de tudo que você trama“

19. Leia a seguinte letra de música, defendida por Anna Toller, vocalista do Kid Abelha:

Desorientada esperei a lua aparecer
Mergulhei nas suas sombras tentando entender
Você foi embora e eu quis saber "por quê"?
Ela, teimosa e cinza, quis se esconder
Talvez seja só a primeira vez
Talvez seja só a segunda-feira
Talvez um acesso de insensatez
Talvez porque já passou das seis
De tão esgotada decidi subir voltar à tona
Desisti de perguntar tanta pergunta tola
A solidão do amor é uma solidão tão boa
Quem ama ama o amor, e não outra pessoa

Fonte: http://vagalume.uol.com.br/kid-abelha/depois-das-seis.html

Considerando cada verso ( = linha da poesia), pode-se afirmar que o período simples se encontra no verso:

a) Primeiro b) quarto c) nona d) onze


20. Ainda sobre a poesia “Depois das Seis”, na questão 19, há período composto por coordenação no seguinte verso:

a) Quarto b) quinto c) sexto d) sétimo

Sem comentários: